Conheça alguns exemplos famosos de tintura vegetal
Para aproveitar o melhor de um composto natural, basta usar o seu extrato, que conta com a versão mais forte e concentrada. Para esse extrato é dado o nome de tintura vegetal, uma versão fitoterápica que pode ser usada para diversos fins, basta que a erva, fruto, flor, folha ou especiaria seja adequada para o fim desejado. Veja algumas delas e suas funções:
Tintura de alecrim
O alecrim é mais conhecido como um tempero, mas também conta com componentes que podem ajudar a curar doenças. No caso do extrato líquido, ele deixa o sistema sanguíneo mais ativo e assim aumenta a pressão arterial, alivia o estresse, melhora dores de cabeça e até reduz as dores reumáticas. São recomendadas 25 gotas diárias em 2 vezes, sempre com diluição na água.
Tintura de arnica
A arnica já é uma velha conhecida por seu poder antiinflamatório e no tratamento de dores. Com forte ação analgésica, o extrato de arnica é ótimo para hematomas, inchaços e tira as dores ocasionadas por traumatismo. Também funciona como cicatrizante. Cada 25 ml precisa ser diluída em 500 ml de álcool de cereais, para a aplicação na pele.
Tintura de alho
Outro tempero que se destaca como remédio é o alho, mas o que ninguém imagina é que possui ação de germicida natural. Com o uso da tintura de alho é possível melhorar a condição do sistema imune, reduzir a pressão arterial, acabar com vermes no intestino, diminuir o colesterol e ainda manter o funcionamento correto do aparelho respiratório. O uso é feito com a diluição de 20 gotas em água, 3 vezes ao dia.
Encontre tudo que você precisa na Medicamentos Naturais, desde tintura vegana para diversos fins e fitoterápicos com todas as funções, aos termogênicos para acelerar o metabolismo.